QUEM SOMOS

São Luiz Orione nasceu em Pontecurone, próximo À Tortona, na Itália, em 23 de junho de 1872. Aos 17 anos foi acolhido no Seminário de Tortona, onde recebeu o sacerdócio em 13 de abril de 1895.

As obras que ele iniciou na Itália se espalharam e floresceram no mundo inteiro; em mais de 30 países há crianças, pobres, velhos e doentes com diferentes tipos de necessidades, motivados por leigos e religiosos que impulsionados pelo seu exemplo continuam atuando e levando à frente seu empreendimento de amor.

Dom Orione veio quatro vezes ao Brasil e se encantou com ele. Disse então, que o que não pudesse fazer pelo Brasil em vida faria após sua morte. E assim aconteceu. Porque no dia 02 de dezembro de 1955, chega ao Brasil o jovem sacerdote Giovanni Valdástico Pattarello para se juntar aos que já estavam aqui, como Provincial no Brasil. 

Realiza a primeira reunião do Conselho no Rio de Janeiro e parte para inaugurar algumas obras no interior de São Paulo. Seguindo viagem, vem a Santa Catarina, atendendo ao apelo de Dom Anselmo Pietrula recém sagrado bispo de Tubarão e de Dom Gregório Peterle, Vigário Geral desta Diocese, com o desejo de aqui fundar um seminário e cuidar de Paróquias. E naquele Natal de 1955 estava em Urussanga com Pe. Pedro Pellanda que o acompanhava. 

Atenderam muitas confissões e vieram conhecer as comunidades de Belluno e de Treviso. Optaram pela construção do Seminário em Belluno, hoje Siderópolis.

O Colégio Dom Orione é um Colégio religioso que atua em Siderópolis desde 1956, de início como Seminário interno e mais tarde como colégio de 1º e 2º grau.

Atualmente o Colégio Dom Orione oferece trabalhos educacionais através da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Congregação: Pequena Obra da Divina providência

Filhos da Divina providência.

CONHEÇA MAIS SOBRE CLICANDO NA LOGO ABAIXO!